Semana de Moda do Japão comemora 20 anos com Rakuten FWT voltada para o futuro
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A Organização da Semana de Moda do Japão (JFWO) comemora seu 20º aniversário na temporada primavera/verão 2026 com uma edição da Rakuten Fashion Week Tokyo (FWT) voltada para o futuro
Nesta temporada, tanto o tema visual da semana de moda – ‘O Futuro Não Surge Do Nada’ – quanto o seu tema geral – ‘Seja a costura que conecta o mundo’ – pretendem homenagear os 20 anos de história da organização, enquanto "olham para o futuro com esperança para o que está por vir", afirmou um comunicado à imprensa.
De 1 a 6 de setembro, a FWT - Fashion Week Tokio - receberá 23 marcas em mais de 20 desfiles de estilistas e três desfiles em parceria, com o Shibuya Hikarie, em Tóquio, servindo como local principal. Entre os participantes estão cinco estreantes e cinco marcas estrangeiras.
Um destaque da programação é o evento ‘By R’ da semana de moda, uma iniciativa apoiada pela patrocinadora principal, Rakuten, que visa apoiar a inclusão de estilistas internacionais ou locais de sucesso no evento.
Este ano, a Fetico, marca de Emi Funayama, foi selecionada como a marca principal, marcando seu sétimo desfile como parte da FWT, apenas cinco anos após seu lançamento. A Fetico se junta a participantes anteriores do ‘By R’, como Bape, Paul Smith e Marimekko.
Em outro lugar, as marcas emergentes Mukcyen e Jun.y participarão do programa de apoio a marcas da JFWO, o JFW Next Brand Award. Enquanto a primeira foi nomeada a vencedora do Grande Prêmio, permitindo que a estilista Yuka Kimura apresentasse o primeiro desfile da marca, a segunda recebeu o Prêmio Especial.
Retorno à programação totalmente física com categorias mais definidas
Para se alinhar com a paisagem em transformação da moda, a JFWO disse que, assim como a indústria em geral, mudou seu foco para as apresentações físicas, removendo totalmente o conteúdo digital de sua programação. Com isso, também apresentará categorias mais definidas para esclarecer a importância de cada tipo de desfile e "solidificar seu papel" como organizadora de semanas de moda.
Assim, as passarelas realizadas por marcas individuais serão conhecidas como ‘Desfiles Oficiais de Estilistas’, representando o núcleo do evento; ‘Desfiles em Parceria’ se referirá a desfiles organizados por organizações nacionais ou apresentados como parte de eventos afiliados; e desfiles com estudantes ou organizações escolares continuarão sob o título de ‘Desfiles de Incubação’, como parte do programa de eventos afiliados da semana de moda.
A JFWO foi lançada inicialmente em 2005 sob o nome de Fashion Strategy Forum com o objetivo de criar uma plataforma para mostrar o legado dos estilistas nos anos seguintes. Ao longo de sua duração, a organização foi responsável por apresentar vários programas de apoio, iniciativas e parcerias com organizações globais para reforçar sua presença no calendário internacional da moda.
Entre suas conquistas estão a inclusão da Rakuten como patrocinadora principal; parcerias com as feiras europeias Pitti Uomo e Tranoi; e o lançamento de iniciativas de apoio como o Tokyo Fashion Award, apoiando talentos promissores.
Olhando para o futuro, a JFWO disse que pretende continuar em seu compromisso de apoiar a indústria têxtil e o cenário da moda do Japão, com isso permanecendo como uma força motriz de seu trabalho. "Neste outono, ao comemorarmos 20 anos, embarcamos em um novo capítulo com paixão e determinação renovadas", acrescentou a organização.
Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.
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- A Fashion Week Tokyo (FWT) comemora seu 20º aniversário com foco no futuro e na conexão global através da costura.
- A FWT contará com 23 marcas, incluindo estreantes e marcas estrangeiras, com destaque para o evento ‘By R’ que apoia estilistas internacionais e locais.
- A JFWO removeu o conteúdo digital, focando em apresentações físicas e definindo categorias mais claras para os desfiles, reforçando seu papel na organização de semanas de moda.
- A Rakuten Fashion Week Tokyo (FWT) comemora seu 20º aniversário com foco no futuro e na conexão global através da costura.
- A FWT contará com 23 marcas, incluindo estreantes e marcas estrangeiras, com destaque para o evento ‘By R’ que apoia estilistas internacionais e locais.
- A JFWO removeu o conteúdo digital, focando em apresentações físicas e definindo categorias mais claras para os desfiles, reforçando seu papel na organização de semanas de moda.