Nextil monetiza seus ativos e vende suas fábricas em Portugal
Madri – A multinacional têxtil espanhola Nextil, que atualmente concentra sua força de produção em torno de seus “hubs” industriais em Portugal e na Guatemala, segue otimizando seu modelo operativo, com a venda da totalidade de suas fábricas no norte de Portugal. Um desinvestimento já concluído, realizado sob a fórmula “sale & leaseback”, que possibilitará que a companhia possa seguir utilizando as que haviam sido suas naves produtivas em propriedade, mas a partir de agora na qualidade de locatária.
Segundo os detalhes sobre a operação que foram compartilhados pela direção da mesma multinacional têxtil espanhola, o Grupo Nextil concluiu a venda da totalidade de suas fábricas em Portugal, localizadas nos distritos de Braga e de Viana do Castelo, ao norte do país, por um importe total de 4,4 milhões de euros. Uma operação realizada por meio de suas filiais Sici 93, especializada na produção de peças de moda, trajes de banho e têxteis de luxo, e Playvests, a filial e divisão da Nextil especializada na produção de tecidos e peças esportivas, sob a fórmula de “sale & leaseback”. Uma modalidade que permite à Nextil continuar utilizando as que haviam sido suas fábricas em propriedade, agora sob as condições de um novo regime de aluguel, sobre o qual a companhia informa que foi firmado, entre o grupo têxtil e a nova proprietária das instalações, um contrato de arrendamento a longo prazo, de precisamente 25 anos de duração.
“O Grupo Nextil concluiu com sucesso a venda da totalidade de suas naves produtivas no norte de Portugal, em uma operação estruturada sob a fórmula de ‘sale & leaseback’, por um importe total de 4,4 milhões de euros”, que “inclui um contrato de arrendamento a longo prazo de 25 anos”, informaram a respeito da direção da multinacional têxtil. Condições que, destacam, garantem “a plena continuidade da atividade industrial do Grupo em suas atuais instalações, mantendo a estabilidade de seus processos produtivos e sua presença operativa na região”, mas ao mesmo tempo em que a operação permite à Nextil avançar “decisivamente em sua transformação industrial e financeira, consolidando um modelo que combina rentabilidade, sustentabilidade e expansão a longo prazo”.
Novos fundos para sanear os balanços e seguir crescendo
Precisamente a esse respeito, a direção da Nextil fez questão de destacar que a operação de desinvestimento faz parte de seu Plano Estratégico 2024-2026, tal como já havia sido sinalizado na apresentação aos mercados e aos investidores desse mesmo roteiro para o curto e médio prazo em junho de 2024, e novamente, e pela última vez, a partir das contas consolidadas de seu último exercício completo de 2024. Demonstrativos financeiros que indicavam abertamente e de maneira clara como estava contemplada “uma desinvestimento nas fábricas da filial portuguesa”. Operação que foi finalmente concluída agora, no que, enfatizam, “marca um novo marco no roteiro definido” nesse novo plano estratégico até 2026 da multinacional têxtil espanhola.
Concluída a venda, no que diz respeito ao destino dos fundos, os 4,4 milhões de euros serão destinados pela Nextil para seguir avançando sobre os principais pilares em torno dos quais se estrutura esse Plano Estratégico 2024-2026, destinando 740 mil euros para quitar a dívida hipotecária que incidia sobre os ativos imobiliários, cuja venda espera-se que gere um benefício contábil de cerca de dois milhões de euros. Fundos que, segundo a Nextil, serão destinados de maneira “integral” a financiar o plano de aquisições que está sendo executado pela multinacional têxtil, com o objetivo de reforçar suas operações para o segmento da moda “premium” e de luxo, e seu posicionamento como fornecedora estratégica e de referência para marcas europeias e de alta gama.
Sobre a questão de como pretendem avançar nesses objetivos, como parte de suas estratégias de crescimento inorgânico, ou seja, aquele que é executado à margem das operações e dos recursos próprios de uma companhia por meio de novas aquisições, no início do mês de abril passado, a Nextil confirmou seus planos para a aquisição de uma empresa especializada no segmento do têxtil de luxo em Portugal. Uma compra que deverá servir para escalar as operações de sua divisão de peças de luxo, concentrada em torno de sua filial portuguesa Sici 93, que fechou 2024 com um faturamento de 21,4 milhões de euros, e para a qual se prevê, por parte da direção da Nextil, atingir os 30 milhões de euros em receitas ao final de seu plano estratégico em 2026, apenas de maneira orgânica. Uma estimativa à qual, portanto, faltaria somar o faturamento que gerará por si só essa nova empresa portuguesa que a multinacional têxtil espanhola pretende adquirir, neste mesmo exercício de 2025, utilizando justamente e em grande parte esses novos fundos adquiridos após a venda de suas fábricas em Portugal.
- A Nextil vendeu suas fábricas no norte de Portugal por 4,4 milhões de euros por meio de uma operação de "sale & leaseback".
- Os fundos obtidos serão utilizados para quitar dívidas hipotecárias e financiar o plano de aquisições da empresa, especialmente no segmento de moda de luxo.
- Esse desinvestimento faz parte do Plano Estratégico 2024-2026 da Nextil, com cuja implementação busca-se consolidar um modelo de rentabilidade, sustentabilidade e expansão a longo prazo.
- Nextil saneia suas contas reduz sua dívida em 50 por cento e fecha 2024 com lucro
- Nextil reafirma sua “vantagem competitiva” frente às tarifas e confirma perspectivas para 2025
- Nextil escala suas operações na América com um acordo estratégico para crescer em moda praia
Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.
A FashionUnited utiliza ferramentas de IA para acelerar a tradução de artigos (de notícias) e revisar as traduções, aprimorando o resultado final. Isso economiza o tempo de nossos jornalistas, que podem se dedicar à pesquisa e à redação de artigos originais. Os artigos traduzidos com o auxílio de IA são revisados e editados por um editor humano antes de serem publicados. Em caso de dúvidas ou comentários sobre este processo, entre em contato conosco pelo e-mail info@fashionunited.com
OR CONTINUE WITH